Saberes e Sabores - Vinhos Verdes de Basto
Vinhos Verdes de Basto

A Sub-Região dos Vinhos Verdes de Basto centra-se no Rio Tâmega e é limitada por um conjunto de formações montanhosas: a Norte as Serras da Cabreira e do Barroso, a Este as Serras do Alvão e do Marão e a Oeste a Serra da Lameira o que, em termos físicos, lhe confere uma grande coesão interna.
A morfologia acidentada dos terrenos e os tons multicores de uma vegetação exuberante conferem--lhe grande beleza paisagística. É nas encostas soalheiras do Tâmega, de solos essencialmente graníticos, que a vinha de Basto tem o seu solar, em parcelas geralmente estreitas e alongadas, na bordadura das quais se encontra o tradicional “enforcado” característico da região. Intervenções de reestruturação vitícola levadas recentemente a cabo, com vista à redução dos custos de produção, mecanização das tarefas e melhoria da qualidade, levaram ao aparecimento de novas paisagens conferidas pela vinha contínua, baixa e geometricamente instalada.
Basto produz excelentes vinhos brancos e tintos de características muito próprias, fruto das castas dominantes e situação geográfica.
As castas Azal e Pedernã conferem aos brancos um agradável sabor frutado, frescura e leveza.
As castas Vinhão, Borraçal, Rabo de Ovelha e Espadeiro dão aos tintos uma cor intensa e um “corpo” assinalável.

+351253662025 | +351253662025