O “Granfondo Terras de Basto 2025” decorreu nos dias 14 e 15 de junho e voltou a afirmar-se como um dos maiores eventos de ciclismo de estrada da região Norte. A iniciativa, promovida pela Probasto com o apoio dos quatro municípios da região — Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e Ribeira de Pena e da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
A edição deste ano contou com mais de 1100 atletas inscritos, de mais de 20 nacionalidades diferentes, que se dividiram entre três percursos de diferentes níveis de dificuldade: o "minifondo" (51 km, 1.300 metros de acumulado positivo), o "mediofondo" (94,6 km, 1.900 metros de acumulado positivo), e o "granfondo" (117 km, 2.800 metros de acumulado positivo).
O evento começou no sábado, dia 14, com o “Granfondinho” — uma atividade gratuita dedicada a crianças dos 4 aos 12 anos, realizada no centro da vila de Mondim de Basto. O percurso, totalmente vedado, contou com estrutura de prova oficial (arcos de meta, sinalização e pódio), proporcionando aos mais pequenos uma experiência autêntica e divertida ligada ao ciclismo.
No domingo, dia 15, teve lugar a prova principal, que este ano partiu do centro da vila mondinense, percorrendo os 4 concelhos das Terras de Basto. Os ciclistas enfrentaram o calor, a exigência dos percursos e as paisagens deslumbrantes, terminando com a desafiante subida final à Senhora da Graça.
O sucesso da edição de 2025 confirma o crescimento e o impacto do Granfondo Terras de Basto, tanto no plano desportivo como na promoção turística e económica da região.